27 de janeiro de 2009

Overdose de Carmem Miranda!



Acima uma imagem que já postei no blog antigo, mas para o públivo novo - que graças aos deuses da caricatura vem crescendo na mesma medida em que aumentou a constância das postagens -, ei-la. São três caricaturas de Carmem Miranda (uma quarta pode ser conferida no post abaixo), mas cada qual feita num período diferente de meu desenvolvimento técnico - cuja seara jamais termina.
Aos que sentiram falta de uma biografia da modelo, segue uma breve...
Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu ainda na primeira década do séc XX e foi, de longe, a "brasileira" mais famosa da história no exterior. Apesar de ser portuguesa, veio ao Brasil com apenas dez meses; dizia que era mais brasileira do que muitos nativos. Cantou nas rádios, programas de auditório, shows, até que foi convidada para apresentar-se na Broadway - onde impressionou a platéia. Tornou-se verdadeira coqueluche. Chegava a fazer quatro apresentações em dois clubes diferentes por noite. O próprio Getúlio Vargas facilitou sua ida aos EUA como estratégia de ereção dos símbolos nacionais. Carmem fez inúmeros filmes, eternizando a personagem da baiana; contracenou com os maiores atores da época, incluindo Zé Carioca da Disney. Quando acusada de "americanização”, respondeu com um samba cantado numa de suas voltas ao Brasil.
Há quem diga que sua morte deu-se por conta do excessivo tempo de trabalho; por outra, sugerem que seu marido a deixava extremamente deprimida. Tornou-se mito e figura emblemática quando se pensa na história da identidade cultural brasileira.

Por fim, alguns leitores têm pedido um passo-a-passo ou algo do gênero; o Tiago - excelente caricaturista -, foi o último a solicitar no comentário anterior. Estou trabalhando numa caricatura de Sartre; assim que terminá-la começarei a trabalhar num mini workshop on line que será postado aqui n'A Caricatura.
Para quem tiver mais sugestões: os comentário são todos bem vindos.
Grande Abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro a Carmem!
PArabéns!
Acompanho o blog