27 de dezembro de 2008

Simone de Beauvoir




Simone de Beauvoir foi uma mulher prá lá de interessante. Além de excepcional pensadora existencialista, militante da esquerda, tinha uma relação quase mágica com a literatura. Deixo aos caríssimos que frequentam nosso espaço caricato, pequena mostra da capacidade intelectual da autora e admirável "moral larga" e tolerante - na entrevista O SEGUNDO SEXO 25 ANOS DEPOIS.

... Gerassi — Você escreveu que teve uma vida boa e não se arrepende de nada. Você sabia que há muitos casais que tomam sua vida com Sartre como modelo, especialmente no sentido de que vocês não tinham ciúmes um do outro, que tinham um relacionamento aberto, e que deu certo por 45 anos?

Beauvoir — Mas é ridículo nos usar como modelo. As pessoas têm que encontrar seu próprio estilo, sua própria estrutura. Sartre e eu tivemos muita sorte, mas nossa criação também tinha sido muito singular, excepcional. Nós nos conhecemos quando éramos bem jovens. Ele tinha 23 anos, eu 20. Nós ainda não estávamos formados, apesar de já estarmos moldados para sermos intelectuais, com motivações semelhantes. Para nós dois, a literatura tinha substituído a religião.

A entrevista completa está em: http://www.simonebeauvoir.kit.net/artigos_p02.htm

O SEGUNDO SEXO 25 ANOS DEPOIS | Entrevista com Simone de Beauvoir
John Gerassi | 1976
extraído (e traduzido) de Languages at Southampton University

2 comentários:

Tarcízio Silva disse...

Olá!
To passando aqui pra te falar da resenha de "Caricaturistas Brasileiros 1836-2001",de Pedro Corrêa do Lago, no meu blog:
http://imagem-papel-e-furia.com.br/?p=988

abs,

Helena disse...

Ué, cadê o meu irmão?