1 de janeiro de 2009

Release da Exposição Futebol Cabeça



Exposição “Futebol Cabeça” na prorrogação: estação Santa Cecília do metrô
Caricaturas assinadas por Toni D’Agostinho acompanham frases de personalidades das artes, ciências e política, que pensaram o futebol e sua relação com a identidade nacional.

A Copa do Mundo oferece a rara oportunidade da união dos brasileiros na expectativa do destino comum. Este é o cenário no qual a estação Imigrantes do metrô recebe a exposição “Futebol Cabeça”. São 10 caricaturas de 1 metro de altura, assinadas por Toni D’Agostinho, que retratam pensadores, artistas e cientistas, acompanhadas de suas observações sobre o futebol. “A exposição tem o objetivo de, através da arte da caricatura, mostrar a importância do futebol na construção de uma identidade genuinamente brasileira.”, explica Toni.
Os caricaturados são: Olavo Bilac (poeta), Gilberto Freyre (sociólogo), Jô Soares (humorista), Roberto Da Matta (antropólogo), Rui Barbosa (estadista), Nelson Rodrigues (dramaturgo), Carlos Heitor Cony (escritor), Aldir Blanc (compositor), Aldemir Martins (artista plástico) e Luís Fernando Veríssimo (escritor).
“Futebol Cabeça” ficará no metrô Santa Cecília entre 10 e 31 de julho (horário de funcionamento do metrô); é a segunda exposição do artista e sociólogo Toni D’Agostinho no projeto Encontros - a primeira, “50 razões para rir”, que culminou no lançamento do livro homônimo pela Editora Noovha América, ocorreu em março do ano passado.
“A caricatura é a representação satírica de um objeto; é a celebração do excesso que, pela desmedida, busca a reflexão. Historicamente, ao lado da imprensa, tornou-se símbolo de resistência ao autoritarismo de Estado. Através da Caricatura, e suas variações, pode-se conhecer a história de uma nação, os processos políticos e as peculiaridades de um povo. Essa manifestação artística tem o poder de atingir ao espectador, independentemente de sua classe social ou nível de instrução”, finaliza o artista.

Sobre o autor
Toni D’Agostinho é sociólogo graduado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Estudou artes dramáticas na Fundarte, artes plásticas na Escola Panamericana de Artes, fez desenho e pintura no Ateliê Belas Artes e história em quadrinhos e anatomia no Ateliê Escola Ygaiara. Sob coordenação de Chico de Assis, integra o SEMDA – Seminário de Dramaturgia do Arena. Desde 1996 apresenta-se ao vivo como caricaturista em eventos como Salão do Automóvel de São Paulo, Fenasoft, entre outros. Na televisão fez caricaturas para o programa Show do Tom da Rede Record e Raul Gil da Rede Bandeirantes. É colaborador das editoras: Abril, Globo, Bregantini e Escala.

Mais informações e solicitação de imagens para imprensa:
Toni D’Agostinho – (11) 9255-5737

Nenhum comentário: